top of page
Buscar
  • Foto do escritorJosé Padilha

As mulheres da 4º geração da vinícola portuguesa Poças acreditam na gestão com recursos naturais

A história de mulheres incríveis da série da Cantu Importadora destaca mais um importante nome feminino ligado ao mundo do vinho


Em homenagem ao Mês da Mulher, a Cantu, maior importadora de vinhos do Brasil, escolheu nomes femininos, entre tantos outros, que se destacam no mundo do vinho em seu portfólio.


Um dos nomes da série é Maria Manuel Maia, portuguesa que acredita e defende a singularidade dos vinhos do Douro e garante uma gestão do sistema agrícola de produção baseado em boas práticas com respeito pela natureza.


Maria Manuel Maia representa a quarta geração familiar de Poças, em Portugal, que tem mais de 100 anos de história no mundo do vinho. É uma das raras empresas de Vinho do Porto que nasceu portuguesa e que continua pertencendo à mesma família que deu origem, incluindo o nome da vinícola. O contato com o vinho para Maria Manuel Maia foi desde cedo, quando as conversas familiares eram sempre em volta do tema e as idas ao Douro eram frequentes em sua infância.


Licenciada em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com Pós Graduação em Enologia, pela Universidade Católica Portuguesa. Ela é responsável por Poças desde 2005, gerindo três propriedades grandes da família, resultando hoje na Administração total de Poças, desde 2020 ao lado de seus primos Pedro Pintão e Paulo Pintão. “Foi um desafio que aceitei quando terminei a minha licenciatura. A vontade de dar continuidade a um projeto que foi iniciado pelo meu bisavô e contribuir para o crescimento da empresa me fez aceitar o convite”, conta Maria.


Atualmente, a vinícola Poças tem três propriedades, com uma área total de 100 hectares (76 hectares de vinhas em produção), cada uma localizada numa zona diferente da Região Demarcada do Douro: a Quinta das Quartas, que integra o centro de vinificação por onde todos os vinhos passam (Baixo Corgo), a Quinta de Santa Bárbara, com as estimadas Vinhas Velhas (Cima Corgo) e a Quinta de Vale de Cavalos, junto à Ribeira de Teja e com a altitude e solo de xisto e granito que a caracterizam (Douro Superior).


O que fez Maria Manuel Maia ganhar destaque no mundo do vinho foi seu respeito total pela natureza, apostando na gestão dos recursos naturais e nos mecanismos de regulação natural, tais como instalação de sebes, uma linha de árvores e arbustos, plantados para formar uma barreira ou marcar a delimitação de uma área, entre propriedades vizinhas onde crescem. Isso permitiu com que a manutenção fosse controlada com as plantas com essa agricultura sustentável. Os vinhos de Poças de Numão e de Everdosa do Douro estão devidamente certificados para o modo de produção integrada desde 2013.


“Cada blend é um enigma” é a frase que afirma todo o trabalho de Maria Manuel Maia e pensamento de Poças. Respeitando as condições climáticas, o vinho é feito com a casta favorável naquela estação, mesmo que uma garrafa seja feita somente de uma casta. E isso permite com que sejam produzidos vinhos surpreendentes com ótimas maturações.


“Como no mundo todo, no Douro enfrentamos as alterações climáticas, por isso uma das minhas grandes preocupações é procurar tecnologia e métodos para que os nossos vinhos se tornem mais resistentes às mudanças que já ocorrem”, completa Maria Manuel.


Maria Manuel Maia conseguiu com seu olhar antenado para o futuro, aliando o conhecimento de ancião centenário à força e audácia que corre na geração mais jovem, manter a qualidade inigualável terroir do Douro, e ser resiliente ao mundo do vinho com tantos homens.


Sobre a Cantu Importadora


Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.



Fonte: Hercog Comunicação e Estratégia


14 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page